DESEMBARAÇO ADUANEIRO


 Ao contrário do que muitos pensam, o desembaraço aduaneiro não ocorre somente quando as mercadorias são apreendidas, é um processo que ocorre de forma rotineira. Todas as importações e exportações precisam passar pelo desembaraço para serem liberadas. Por exemplo, um navio aporta com as mercadorias, antes de começar a descarrega-lo, ele passará por uma inspeção e só aí poderá seguir para a próxima etapa de desembarque.

De fato, um dos problemas que todos os importadores e exportadores já enfrentaram em algum momento foi ter suas mercadorias retidas na alfândega. Isso acontece porque os produtos transportados não preenchem algum requisito obrigatório, exigido por algum órgão de fiscalização nacional.

Quando a mercadoria se encontra neste cenário também é necessário passar pelo processo de desembaraço aduaneiro, que neste caso irá solicitar uma análise de mercadoria às autoridades aduaneiras, para que as possíveis irregularidades sejam revisadas e corrigidas. E, desta forma, possibilitará a liberação da mercadoria para entrada ou saída do país.

Irregularidades em documentos, falta de Nota Fiscal ou não pagamento dos impostos, são as mais comuns causas desta apreensão. O processo de fiscalização pode levar de 5 a 7 dias úteis, sem garantia de liberação, por isso é recomendado que o importador tenha o auxílio de uma empresa credenciada e experiente para regularizar a mercadoria e, de fato, garantir sua liberação.

A MVW Trading presta seus serviços nesta etapa rotineira para que não hajam problemas para seus clientes.